Entre a Cruz e o Fuzil: Uma Fotografia Inusitada!

Entrega do cangaceiro Balão, em Jeremoabo-BA.

Com a morte de Virgulino Ferreira da Silva (Lampião) em julho de 1938 e a progressiva dissolução de seu bando, muitos cangaceiros passaram a se entregar às autoridades sob garantias de sobrevivência.

No mesmo ano, em Jeremoabo-BA, a convite do pároco Monsenhor José Magalhães e Souza (assentado ao centro), os missionários Fr. Francesco da Urbania (à esquerda) e Fr. Agostinho da Loro Piceno (à direita) pregavam as Santas Missões Populares. Quando, na oportunidade, apareceram espontaneamente cangaceiros de Lampião representados na foto por Guilherme Alves dos Santos (Balão).

Admoestados pelos missionários, que além de aconselhá-los às entregas, se ofereceram enquanto agentes intermediários dentre as Colunas Volantes, representadas no registro fotográfico pelo Cabo Zé Preto (à direita, ao lado do Fr. Agostinho). Esta rendição negociada deu-se aos 19 de outubro de 1938, na Fazenda Nova, a 22 léguas de distância da cidade de Jeremoabo.

Havendo sucesso na rendição, ao menos, duas outras foram organizadas. Na segunda, aproximou-se dos missionários um grupo de seis cangaceiros liderados por Zé Sereno, que também obtiveram intermediação para as entregas. Segundo uma fonte, isso se deu por volta de 20 de outubro. A terceira negociação de que se tem registro, entretanto, fracassou uma vez que um coiteiro afirmara aos cangaceiros que todas as tratativas de deposição das armas não passariam de uma emboscada da Volante, o que resultou na fuga dos revoltosos. Isto ocorreu entre 27 e 31 de outubro.

Desse encontro improvável entre clérigos católicos, forças policiais da volante e homens do cangaço nos estou esta imagem tão curiosa quanto rara. Como um recordo que, para além de todo crime e de todo ódio (de todas as partes), ao fim, somente Deus é capaz de unir os corações dos homens divisos pela maldade do pecado.

Reconstituição por IA da fotografia da entrega do cangaceiro Balão, em Jeremoabo-BA.

...

Nota: Os temas "cangaço" ou "banditismo" não são próprios da minha área de estudo, portanto, embora o texto seja curto, não é improvável a presença de alguma imprecisão, que da minha parte, estou disposto a prontamente modificar ou corrigir.
_________________________________


+ Iter Para Tutum +

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Testamento Espiritual de São Luís, Rei de França