O Bem-Aventurado Egídio de Assis

23 de abril
Bem-aventurado Egídio de Assis

"Beato Egídio de Assis, em levitação diante do Papa Gregório IX",  por Bartolomé Esteban Murillo. Séc. XVII.

Pertencente aos primeiros discípulos de São Francisco, Frei Egídio era simples e manso. Peregrinando em espírito de devoção a diversos santuários, não deixava nunca de ganhar seu sustento, trabalhando e ajudando os lavradores no cultivo da terra. Gostava de levar vida eremítica, passou os últimos anos de vida em Perusa, dedicando-se a exercícios de ascese e contemplação. Morreu em Perusa, no ano de 1262. Pio VI aprovou seu culto em 1777.


Dos Ditos do Bem-aventurado Egídio de Assis (Ed. Quaracchi, 1905, p. 62-64).
É grandioso perseverar na religião até o fim, com devoção e solicitude

Dizia Frei Egídio, falando de si mesmo: “Prefiro ter um pouco de graça divina estando na Ordem do que muita estando no mundo; porque no mundo os perigos são maiores e as ajudas menores do que no estado religioso. Mas o pecador tem mais medo do próprio bem do que do próprio mal, porque tem mais medo de fazer penitência e entrar para a vida religiosa do que ficar no pecado e permanecer no mundo”. 

Um leigo foi aconselhar-se com Frei Egídio, perguntando-lhe se era melhor ele entrar para a vida religiosa ou não. O santo Frei Egídio respondeu-lhe: “Se um homem paupérrimo viesse a saber de um tesouro escondido num campo aberto a todos, será que ele iria se aconselhar com alguém ou correria rapidamente para o tesouro? Tanto mais os homens deveriam correr para desenterrar o tesouro celeste!” Ouvindo isto, o leigo vendeu o que tinha e entrou para a vida religiosa. 

Frei Egídio dizia também: “Muitos entram para a vida religiosa, mas não praticam o que ela exige. São como o camponês que se reveste com as armas de Orlando e não sabe lutar com elas. Nem todos saberiam cavalgar o imponente Baiardo, ou montá-lo sem cair. Penso que não é grande coisa entrar na corte do rei, nem receber dele grandes presentes. Mas penso que seja grande coisa comportar-se como se deve na corte do rei. A corte do grande Rei é a vida religiosa. Entrar e nela receber grandes dons não é lá grande coisa, mas sim saber viver nela como se deve e perseverar fiel e devotamente até o fim. Prefiro ficar no mundo e fiel e devotamente desejar entrar para a vida religiosa do que permanecer nela contrariado”. A gloriosa Virgem Maria, a Mãe de Deus, nasceu de pecadores e pecadoras e não pertenceu a nenhuma Congregação Religiosa. E, todavia, é o que é. O religioso deve crer que não sabe nem pode viver, a não ser na vida religiosa. 

Uma vez, disse também a um companheiro seu: “Desde o princípio do mundo até hoje nunca existiu Congregação religiosa melhor do que a dos frades menores, nem apareceu outra com maior liberdade”. 

Dizia ainda: “Creio que a Ordem dos Frades Menores foi verdadeiramente colocada neste mundo para grande utilidade dos homens. Mas, ai de nós se não formos pessoas como deveríamos ser! Parece-me que a Ordem dos Frades Menores é a mais pobre e a mais rica deste mundo. E penso que o nosso maior pecado seja o de querermos ir muito alto. É rico quem vive como um rico; é sábio quem segue um homem de grande ciência; é bom quem imita um homem virtuoso; é belo quem se assemelha a alguém bonito; é nobre quem imita um nobre, isto é, Nosso Senhor Jesus Cristo”.

"Cenas da Vida de São Francisco: III. Aparição em Arles", por por Giotto di Bondone, Séc. XIV.

Oração 

Ó Deus, que vos dignastes elevar o Bem-aventurado Egídio ao mais alto grau da contemplação, concedei-nos, por sua intercessão, dirigir constantemente a vós as nossas ações e viver sempre em vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_________________________________
Nota: O presente excerto dos "Ditos do Bem-aventurado Egídio de Assis" foi extraído da segunda leitura do Ofício das Leituras do dia 23 de abril, Memória Litúrgica Facultativa do Beato Egídio de Assis, Religioso da Ordem I Franciscana. Lit. das Horas, Próprio da Família Franciscana do Brasil, I edição, 2021, Conferência da Família Franciscana do Brasil e Editora Vozes Ltda.


+ Iter Para Tutum +

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Testamento Espiritual de São Luís, Rei de França