Ordem I



▸São Boaventura: Defensor e Intérprete do Carisma Franciscano, PP. Bento XVI
▸São Boaventura, O Segundo Fundador


▸Bibliografia Franciscana
▸Bibliografia Romana
... 

Alguns Artigos em Feed:

Lourenço de Bríndisi: Ardoroso defensor da Fé

Imagem
Ir. Lucilia Lins Brandão Veas, EP Dotado pela Providência de muitos dons, a luz de sua vocação brilhava no púlpito, nas missões diplomáticas, no campo de batalha ou em suas obras escritas, pelas quais foi proclamado Doutor Apostólico da Igreja. Em meio ao fausto e às alegrias superficiais do Renascimento pagão e aos erros do protestantismo que minavam a Cristandade, verdadeiras multidões acorriam sôfregas para ver, ouvir e até tocar num austero frade capuchinho de nome Lourenço. Em seu semblante transpareciam as marcas da mortificação, luzia em seu olhar a sabedoria própria àqueles que contemplam as realidades sobrenaturais, e seu hábito, surrado e austero, proclamava a renúncia aos prazeres e frivolidades mundanas.

São Lourenço de Bríndisi e o luxo do século XVI

Imagem
Dr.  Plinio Corrêa de Oliveira Dentro dos sábios equilíbrios da Civilização Cristã, o capuchinho representava a tônica oposta de tanto luxo e tanto bom gosto.

Beato Apolinário de Posat: Um Mártir Capuchinho da Revolução Francesa

Imagem
02 de Setembro Beato Apolinário de Posat O Beato Apolinário Morel nasceu no dia 12 de Junho de 1739 em Prez-Vers-Noréaz, junto a Friburgo, filho de pais suíços, oriundos de Posat. No Batismo recebeu o nome de João Tiago Morel. Passou os primeiros anos da sua juventude no Colégio dos Jesuítas, fundado por São Pedro Canísio, em Friburgo. Notabilizou-se pela sua inteligência, pelo bom rendimento dos seus estudos e pelo seu fervor religioso.

O Martírio de Sacerdotes nos Massacres de Setembro da Revolução Francesa

Imagem
Dr. Plinio Corrêa de Oliveira   02 de setembro Festa dos Bem aventurados Mártires da Revolução Francesa É festa, amanhã [ a conferência foi em 01 de setembro ], dos bem-aventurados mártires da Revolução Francesa. Sobre isso temos a seguinte ficha:   [A Constituição Civil do Clero] em 13 de Abril de 1791, foi condenada como herética, cismática e sacrílega. Herética porque negava implicitamente a autoridade do Soberano Pontífice; cismática porque separava de Roma a Igreja da França e a reduzia a uma Igreja Nacional; sacrílega pelas reformas que pretendia impor à Igreja e ao clero. Ora, há uma íntima relação entre a recusa do juramento a essa Constituição e os Massacres de Setembro. Não se pode corromper a honra dos padres fiéis. Tira-se-lhes a vida. As seitas, irritadas, haviam decidido fazer desaparecer os conspiradores. Entre 11 e 30 de agosto de 1792, 250 padres foram encarcerados no Carmo, outros na Force, outros em Saint Firmin, na Abadia.

O Testamento Espiritual De São Luís, Rei de França

Imagem
Neste dia (25 de agosto) seguindo o calendário franciscano, comemora-se a Memória Litúrgica De São Luís, Rei de França, Ven. Patrono da Ordem III. Leiamos a seguir o texto da segunda leitura do Ofício rezado nesta manhã pela Ordem Seráfica, também chamado de “O Testamento Espiritual de São Luís ao Filho”:

Coroa das Sete Alegrias de Nossa Senhora

Imagem
A Coroa das Sete Alegrias de Nossa Senhora, também chamada " Rosário Seráfico"  é uma antiga prática devocional em honra de Nossa Senhora dos Prazeres, ou  das Alegrias . Sua origem remonta ao ano de 1422, conforme os registros de Frei Lucas Wadding (1588-1657), historiador da Ordem dos Frades Menores.

Orações do Santo Rosário

Imagem
  "A recitação do terço e do rosário, tradicional na Igreja, foi muito encorajada no nosso tempo pelo Papa Leão XIII, sobretudo durante o mês de Outubro, que é por isso chamado 'Mês do Rosário'. Os exercícios peculiares do mês de Outubro, fixados por Leão XIII, compreendem a recitação do terço, a ladainha de Nossa Senhora e da oração de São José, diante do Santíssimo Sacramento exposto. O rosário compreende três terços, honrando cada qual cinco mistérios gozosos, dolorosos ou gloriosos, da Vida de Jesus e Maria, em harmonia com o ciclo litúrgico da Igreja. Para cada mistério reza-se um  Pater , dez  Ave  e um  Gloria . Há, pois 150  Ave , tantos quantos os salmos do ofício divino[1]". Oratio præparatoria   (Oração Preparatória) Signum Crucis Per signum crucis, de inimicis nostris libera-nos Deus noster. ♰  In nomine Patris et Fílii et Spiritus Sancti. Amen. Initium Iúngo me ómnibus Sanctis qui sunt in cælo, ómnibus iústis qui sunt in terra, ómnibus ánimis fidis qui su

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coroa das Sete Alegrias de Nossa Senhora

O Testamento Espiritual De São Luís, Rei de França

O Martírio de Sacerdotes nos Massacres de Setembro da Revolução Francesa

Orações do Santo Rosário

"O Monstro do Tomismo" - Nota Biográfica do Pe. Garrigou-Lagrange

Beato Apolinário de Posat: Um Mártir Capuchinho da Revolução Francesa

Pecados de Ignorância, Fraqueza e Malícia, Pe. Garrigou-Lagrange